quinta-feira, 11 de julho de 2013

Baião de Dois - cooking



Objetivo do dia: preparar uma refeição com apenas o que eu tinha em casa e usando uma só panela.
O que será?
Resposta: Baião de Dois, um tradicional prato da região nordeste do Brasil, numa versão bastante simplificada e rápida.
Usei o feijão pronto da Camil, cozido sem tempero, muito prático em seu uso.
A cara é de um 'mexidão', mas as aparências enganam. Sabor surpreendente!

Fiz assim:

Usei somente uma panela grande.
Comecei refogando um fio de óleo com fatias de bacon. Depois de derretidas e tostadas, retirei e reservei. Na mesma panela, fritei 1 gomo de linguiça portuguesa sem pele em rodelas finas. Então, retirei e reservei também.
Coloquei uma colher do meu tempero caseiro (receita AQUI) ou use alho amassado e cebola picadinha.
Adicionei 2 xícaras de arroz Camil cru e refoguei por alguns minutinhos.
Juntei 2 xícaras de água e 1 tablete de caldo sabor bacon. Então foi a vez do feijão, usei 1 caixinha do Camil já cozido sem tempero. Acrescentei a linguiça e o bacon, mexi bem e acertei o sal. Pra mim estava bom, nem precisei pôr.
Em fogo baixo tudo ficou cozinhando junto, apurando os sabores.
A consistência final deve ser úmida e macia.
Para finalizar, coloquei cheiro verde picadinho e pedacinhos de queijo branco (ou queijo coalho).
Veja as fotos:


Alguns comentários:
1. Esse meu tempero caseiro tenho sempre na geladeira. Quando estou com pressa, nem penso em picar cebola e alho. Já está pronto e dura uns 4-6 meses em potes fechados.
2. O feijão pode ser substituído pelo cozido em casa, apenas fique atenta ao tempo de cozimento, pois ele deve ficar 'al dente'. Cozinhe 1 xícara de feijão cru.
3. Eu servi com ovo frito, mole, como é aclamado em casa. Mas esse baião pode ser acompanhado por couve refogada, banana da terra frita e/ou salada verde
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário