domingo, 11 de novembro de 2012

Bolo de coco gelado - cooking

conteúdo do http://www.delicias1001.com.br




Algumas receitas me lembram a infância, momentos em festinhas de aniversário e sabores na boca, principalmente.
Este bolo me leva a este 'paraíso'. Eu me recordo das brincadeiras de pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, dança das cadeiras e da meleca nas mãos e no rosto após provar um pedaço de bolo embrulhado. Pensando bem, acredito que eu me jogava nesta delícia após o 'parabéns'. Também não sobrava tempo para comer os salgados; a animação era outra!

A receita do bolo tá aqui:
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 100 ml de suco de laranja
  • Suco de 1 limão
  • 150ml de água
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Bati na batedeira as claras em neve. Então acrescentei o açúcar e bati por alguns minutos. Coloquei as gemas e os líquidos, reduzindo a velocidade de batimento. Adicionei o trigo e continuei batendo até que formasse uma massa bem lisa. Juntei o fermento e bati por alguns segundos somente.
Despejei a massa numa forma média (nº 03) untada e enfarinhada. Levei assar em forno pré-aquecido a 180ºC (temperatura média) por 30 a 40 minutos (ou até que dourasse).
Enquanto assava, preparei a cobertura, misturando 1 garrafa pequena de leite de coco, 200 ml de leite e 1 lata de leite condensado.

Assim que o bolo estava assado, retirei do forno e o furei bastante toda a superfície dele com um garfo. Joguei a cobertura por cima e salpiquei 50g de coco ralado sem açúcar.
Após resfriar naturalmente, levei à geladeira por algumas horas.
Este bolo pode ser servido diretamente da própria assadeira ou ser cortado em pedaços e embrulhados em papel alumínio para ser servido numa festa ou como lanchinho para as crianças, por exemplo.

Dicas: 
->Feche as janelas e portas ao retirar o bolo do forno. Senão o bolo provavelmente murchará. 
->Após assar, coloque-o sobre uma grade alta, eu uso a grade das bocas do fogão. Desta forma, o bolo não perderá a fofura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário